POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi

Todo produtor rural já errou em seu ofício. O final de cada colheita é repleta de reflexões, resultados bons e outros nem tanto, mas o importante é identificar padrões, pesquisar melhorias e saber exatamente onde está errando. Para isto é necessário conhecimento sobre diversos cenários que compõem o término de uma colheita. 

 

Você sabe quais são? Ao longo deste conteúdo, descubra os 7 erros que você comete no final da sua colheita (custa o lucro de um ano). 
 

1 - Pouco investimento em tecnologia

 

O produtor agrícola evita investir em tecnologia após o ciclo de uma colheita por medo de custos e por falta de conhecimento. A tecnologia é uma evolução nos processos de colheita que trará ganhos em assertividade na formação dos frutos.  
 

2 - Falta de controle dos nutrientes

 

Cada cultura tem características próprias, por isso é necessário entender como funciona em cada caso a preparação da terra, inserção das sementes, adubação do terreno e o acompanhamento da evolução do fruto e suas colheitas.  
 

3 - Ausência de planilhas de controle

 

Para distribuir melhor os recursos e estancar os prejuízos financeiros é conveniente montar uma planilha de controle que tem por finalidade servir como um banco de dados para registrar informações que servirão como um “norte” para tomadas de decisões.  
 

4 - Inexistência de manutenção das máquinas agrícolas 

 

Ao término da colheita é necessário cuidar da performance das máquinas agrícolas nos próximos ciclos. Realizar a limpeza de tratores, colheitadeiras, pulverizadores, por exemplo, é uma ação necessária para auxiliar na preservação das peças, mas é obrigatório observar a necessidade de reposição delas em caso de problemas mecânicos. 
 

5 - Carência de mão de obra qualificada

 

A carência de mão de obra qualificada se deve a vários fatores, dentre um deles destacamos a escassez de cursos atualizados em tecnologias rurais que continuam a evoluir com o tempo e exigem conhecimento aprofundado no manejo. 
 

6 - Alto índice de desperdício

 

Entendemos que no Brasil, a produção de alimentos é realizada em grande escala. Nosso país é rico em diversidade de cultura alimentar capaz de saciar a população nativa e moradores de outros países. O alto índice de desperdício é um fator que traz preocupação ao produtor rural que produz tanto para ter como resultado algumas baixas em seus produtos. 

 

7 - Escassez de investimento em serviços de previsão do tempo

 

O agrônomo precisa orientar o produtor rural para viabilizar tecnologias capazes de medir com sabedoria as mudanças climáticas.  A MUDANÇA CLIMÁTICA AJUDA O PRODUTOR RURAL A CRESCER O SEU NEGÓCIO, pois ele começa a investir em soluções para problemas recorrentes no campo. 
 

Conclusão 

Ao aplicar melhorias ao final de cada colheita é provável que a produção suba para um patamar de alto nível. O faturamento aumenta, as parcerias são qualificadas e a lavoura se torna uma replicação do bom trabalho. Tente aprender com os 7 erros que você comete no final da sua colheita, pois salvará o lucro de todo um ano.

 

Hoje a produção rural é capaz de segurar a economia de milhões de famílias no Brasil, e pelo mundo. O cuidado técnico é uma obrigação por parte daqueles que cuidam do agro. É um tesouro do mundo. 

 

Leia agora: Você precisa gerar mais resultados para a sua colheita?

Outros Artigos

Cambuci Metalúrgica | O Futuro dos Tratores: A Ascensão dos Autônomos e seu Impacto na Substituição de Operadores

O Futuro dos Tratores: A Ascensão dos Autônomos e seu Impacto na Substituição de Operadores

Cambuci Metalúrgica | Otimize a Qualidade do Solo: Aprenda as Melhores Técnicas para Potencializar o Plantio

Otimize a Qualidade do Solo: Aprenda as Melhores Técnicas para Potencializar o Plantio